A razão pela qual Zelensky foi tão aplaudido no Congresso
Se aquelas pessoas do Congresso norte-americano estão verdadeiramente interessadas em ajudar o povo ucraniano – e não em canalizar milhares de milhões para os bolsos da indústria das armas – por que razão são accionistas dessas empresas?
Mais, se o objectivo da administração Biden, do Pentágono e de toda a cúpula do poder nos EUA é defender a soberania da Ucrânia e a liberdade do seu povo, por que razão as empresas de armamento norte-americanas estão a cobrar pelas armas muitíssimo mais do que o seu preço de custo?
Com a aprovação deste novo pacote de “ajuda”, que ascende a 45 mil milhões de dólares, o total da “ajuda” dos EUA já ultrapassou os 100 mil milhões de dólares, sendo que a maioria desse valor vai parar às manápulas das indústrias de armamento – aquelas que têm como accionistas os políticos que aprovam as leis que muito os beneficiam.
Só para que se tenha a noção daquilo que estamos a falar, os EUA – que recusam veementemente a ideia de estar a servir-se da Ucrânia para travar uma guerra por procuração contra a Rússia – já gastaram mais dinheiro nesta guerra do que a própria Rússia, que é uma facção beligerante no conflito.