Falta de carácter nos cartazes? Porquê?
Tanta polémica em torno dos cartazes do PS. Nunca antes se tinha visto tanta preocupação com aquilo que aparece nos cartazes das campanhas eleitorais. Esta campanha vai ser muito diferente das outras, está-se mesmo a ver.
É evidente que o que se passou revela amadorismo e incompetência, mas não tem nada a ver com desrespeito ou falta de carácter, como algumas criaturas menores (essas sim, sem nenhum carácter) se apressaram a dizer. Estes “comentadeiros” politicamente agrilhoados e de pensamento atado são mesmo gente em quem se pode confiar, não haja dúvidas. O PS não tem carácter por causa de um pequeno percalço na elaboração de cartazes, mas do outro lado da barricada é só gente com carácter, ou como diz o outro, com muita elevação. Gente que andou diariamente a mentir aos portugueses, gente que insultou os portugueses, que os chamou de preguiçosos, gastadores e piegas, gente que disse aos portugueses para emigrarem, gente essa que nem sequer cumpriu as suas próprias obrigações fiscais para com o Estado português, etc e tal, etc e tal… Para os habituais “comentadeiros” esses é que têm carácter!
Mas já que é para esmiuçar cartazes, seria útil verificar se as pessoas que aparecem nos cartazes foram ou não informadas sobre a situação. As pessoas foram fotografadas por alguém e com algum objectivo, ou não? Apesar de considerar que se trata de um caso de puro amadorismo, não me parece que as pessoas envolvidas não soubessem que iriam aparecer na campanha. Até a pose das fotos revela que foram tiradas com algum propósito. Certamente que ninguém fotografou aquelas pessoas sem que estas soubessem. Ou será que as fotos foram roubadas? Ou então, será que disseram às pessoas que era para aparecer na selfiesic e depois meteram-nas nos cartazes do PS?
Pior foi o caso daquela mulher que, ao que parece, pertence ao PS vejam só! É membro de uma Junta de Freguesia socialista, mas que agora resolveu rebelar-se contra o seu próprio partido, lançando ainda mais lenha para a fogueira. Mau! Isto é normal? Será que a figura envolvida aproveitou a oportunidade para barganhar por um pouso mais alto? Ou será que a aquela fotografia pertence ao arquivo de fotos de jantares de Natal da Junta de Freguesia e foi roubada pelo próprio António Costa, às 4 horas da manhã de Sábado para Domingo? É capaz de ter sido isso… Certamente que os tais “comentadeiros” da praça confirmaram a história toda antes de começarem a traquejar contra o PS e o “Tone Costa”.
Outra coisa que importa esclarecer. Dizem por aí que as pessoas envolvidas não correspondem à mensagem que está descrita nos cartazes. Mas o que é que isso interessa? O que realmente importa é que a afirmação seja factual e verdadeira. Não interessa se a cara da pessoa que aparece ao lado de uma afirmação sobre o desemprego, se refere a alguém que está realmente desempregado. Trata-se de um cartaz, a pessoa ou pessoas que nele aparecem são meramente figurativas. Ah pois! As pessoas acreditam mesmo que o Ronaldo lava o seu cabelo com Linic, ou que a Claudia Schiffer anda de Opel… Oh!
A única questão que realmente tem fundamento de análise é saber se as pessoas foram ou não informadas se iriam aparecer na campanha e, caso não tenham sido, o que foi que lhes disseram na altura em que se disponibilizaram para ser fotografadas.
No final, há que reconhecer o amadorismo e a incompetência de quem dirige a campanha. O próprio António Costa não fica isento de responsabilidades. Às vezes até parece que o António Costa não quer vencer as eleições, sendo tantas as jericadas em que se tem metido desnecessariamente.