Fui só eu que ouvi isto?
Nas cerimónias do 10 de Junho, antes de condecorar o general “honestinho” e “humildezinho”, Marcelo Rebelo de Sousa disse:
“…Condecorando quem foi combatente em África, Capitão de Abril, protagonista do Novembro, chefe militar até ao comando supremo, primeiro Presidente da República Portuguesa, eleito livremente pelo povo português.”
Nem vou ligar muito para a parte em que Marcelo afirmou que Ramalho Eanes foi “combatente em África”, apenas me apraz relembrar que Eanes não combateu coisa nenhuma. Eanes mandou combater.
Mas aquilo que realmente gostaria de salientar – e espanta-me que ninguém tenha dito nada sobre isto – é que Marcelo afirmou que Ramalho Eanes foi um “Capitão de Abril”.
É o quê? Capitão do quê?
Em Abril de 1974, Ramalho Eanes estava em Macau, a gozar muito refastelada e abastadamente as regalias do regime.
Sempre a tentar reescrever a história. Vindo de Marcelo (afilhado do outro), não me admira. O que é verdadeiramente inacreditável é o embarcamento colectivo nestas patranhas.