George Galloway: “This is for Gaza”
George Galloway - líder do Partido dos Trabalhadores no Reino Unido – venceu de forma esmagadora as “by-election” em Rochdale. Estas eleições ocorreram devido à necessidade de preencher a vaga deixada pelo deputado trabalhista Tony Lloyd (falecido) na Câmara dos Comuns. O partido de Galloway obteve cerca de 40% dos votos, sendo que o Partido Conservador (partido de Rishi Sunak e do governo) ficou em terceiro lugar, com apenas 12% dos votos. Já o Partido Trabalhista quedou-se pelo quarto mais votado, com cerca de 8% dos votos.
George Galloway é sobejamente conhecido no Reino Unido, especialmente por ser um visceral crítico do poder estabelecido, sejam eles do Partido Conservador ou do Partido Trabalhista. E, por essa razão, a comunicação social tenta diminuir a importância desta estrondosa vitória de Galloway e, como sempre faz em relação a todos quantos ponham em causa a narrativa do poder, a comunicação social trata de rotular Galloway como controverso, extremista, anti-semita, apoiante do Hamas, etc.
Os biltres bem podem estrebuchar, mas vão ter de levar com ele. Agora, ainda mais. Galloway será uma voz incómoda na Casa dos Comuns. É bom sinal. Mas, melhor ainda, será o efeito que a sua retumbante vitória em Rochdale terá por todo o Reino.