Grande João Sousa
O tenista português João Sousa encontra-se a disputar o torneio de ténis Masters 1000 de Madrid. João Sousa, actualmente na 35.ª posição do ranking ATP defrontará hoje o espanhol Rafael Nadal (n.º 5), num encontro dos quartos-de-final da prova.
João Sousa começou este torneio com uma vitória frente a Nicolas Mahut por 6-4 e 6-4, no segundo encontro defrontou e venceu Marcel Granollers (o Lucky Loser que beneficiou da desistência de Roger Federer) pelos parciais de 6-3 e 6-3. Ontem, no jogo dos oitavos-de-final, Sousa eliminou o norte-americano Jack Sock por 6-1, 6-7(3-7) e 6-2.
João Sousa tem-se apresentado em muito boa forma e no jogo de ontem revelou muita confiança, algo que nem sempre o acompanha nos grandes encontros. Apresentou um bom primeiro serviço, com bons níveis de eficácia, muitas vezes finalizado com brilhantes pancadas de direita imediatamente a seguir à resposta ao seu serviço. Também evidenciou belas pancadas de esquerda, talvez o seu ponto mais fraco, não sendo pancadas explosivas foram suficientemente agressivas para deixar o norte-americano algo desorientado.
E agora? Agora segue-se nada mais nada menos que Rafael Nadal. O espanhol encontra-se em grande forma e é, na minha opinião, o principal candidato a vencer o Masters de Madrid. Já todos sabemos como Nadal é implacável na terra batida, pelo que se antevê um jogo muito difícil para o português. Em todo caso, estar entre os oito melhores jogadores num Masters 1000 já é algo que merce ser destacado e, ao fim de contas, se hoje for eliminado por Nadal não será certamente nenhuma vergonha. Sousa já garantiu a subida de mais alguns lugares no ranking ATP, que será actualizado na próxima segunda-feira.