O cabeção da Europa


A patetice dos líderes ocidentais atinge todo o seu pináculo nas declarações da senhora Ursula von der Leyen. Uma vez mais, a Presidente da Comissão Europeia veio dizer que Putin está a chantagear a Europa e a usar o gás como uma arma. Portanto, depois de levar a cabo um infindável rol de sanções à Rússia – apesar de estar sempre disposta a revertê-las -, depois de estar sempre a dizer que não precisa da Rússia para nada e de que a Europa tem que se libertar rapidamente da dependência do gás russo, a senhora dona Ursula vem a terreiro – com toda a lata do mundo – dizer que Putin está a chantagear a Europa com o “eventual” fecho da torneira do gás.
Até há bem pouco tempo, os líderes europeus cantavam de cima da burra, agora, já vêm com o rabinho entre as pernas apelar aos cidadãos europeus para que comecem já a poupar no gás, porque o próximo Inverno vai ser bastante fresquinho. Parece que, finalmente, os cidadãos da Europa central e do norte vão saber como a maioria dos cidadãos portugueses passam o seu Inverno, em Portugal.
Mas o problema do eventual fecho da torneira do gás russo não se ficará apenas pela inevitabilidade de grande parte dos cidadãos europeus terem que passar um Inverno com menos conforto. O problema é bem mais grave. O fecho da torneira do gás russo conduzirá fatalmente a valentes cortes nos processos produtivos, a quedas acentuadas no PIB das economias europeias, mais desemprego e recessão económica.
É impressionante a falta de capacidade dos líderes europeus para antecipar as consequências das suas decisões (e das dos outros) e a leviandade com que tratam assuntos desta natureza. Ou então é apenas a crua exposição da degradação moral que sempre os caracterizou.