O Milhazes que traduza isto
Oleksiy Arestovych é um “muito chegado” conselheiro de Volodymyr Zelensky. Contudo, quase ninguém sabe quem é este indivíduo. Inexplicavelmente, a comunicação social ocidental que tanto propaga as suas “criações”, tais como o “fantasma de Kiev” ou o “massacre da ilha da cobra”, nunca refere o seu nome, o que é chato, porque os sketches têm direitos de autor.
Arestovych é um blogger, actor e político, pois claro. Trata-se de alguém que é tido como muito inteligente, pela forma como consegue manipular a opinião pública ucraniana (e do mundo ocidental, desde o início do conflito), contudo não suficientemente inteligente para encobrir o rasto das suas trapaças.
Há poucos dias, depois de algumas personalidades políticas do Ocidente terem dito que a Ucrânia deveria considerar a possibilidade de fazer algumas cedências territoriais à Rússia, em troca de uma paz duradoura para as populações, Arestovych disse o seguinte:
"Go f**k yourselves with such proposals, you dumb f**ks, to trade Ukrainian territory a little bit! Are you f**king crazy?"
Bem se vê que as aulas com a madame Victoria Nuland não foram em vão. Creio que ele terá dito isto na língua ucraniana, mas como só encontrei as declarações em inglês, deixo-as aqui na esperança de que o José Milhazes as possa traduzir com a exactidão e a perspicuidade que o caracterizam.
Já agora, se o Milhazes nos pudesse falar um pouco mais acerca desta individualidade e das suas façanhas seria fantástico. Tenho a certeza que o Milhazes (e o Rogeiro) tem muitos elogios e vénias a prestar-lhe.