OMCE – Ordem dos Médicos Contra a Eutanásia
Acho que não há nenhum estudo ou sondagem que permita aferir a quantidade de médicos que é a favor ou contra a morte medicamente assistida, mas parece-me razoável admitir que a coisa deverá estar ela por ela. Considerando as posições assumidas publicamente por muitos médicos, sabemos que muitos estão a favor e muitos estão contra.
Ora, a questão que se impõe é saber por que razão a Ordem dos Médicos (OM), na pessoa do seu bastonário (Miguel Guimarães), tomou a posição de assumir-se veementemente contra a morte medicamente assistida.
Eu pensava que a OM era uma entidade que representava todos os médicos inscritos na mesma. Sabendo de antemão que esta é uma questão que divide os seus profissionais, não seria mais sensato que a OM optasse por não tomar uma posição oficial sobre o assunto? E que deixasse que cada profissional manifestasse a sua posição como bem entendesse?
Por exemplo, o PSD entendeu que esta é uma questão de consciência individual, pelo que não assume uma posição oficial, deixando que cada um expresse livremente a sua posição. E é assim que deve ser, principalmente num tema como este.
Será que os médicos que têm uma posição favorável à morte medicamente assistida se vêem representados pela Ordem dos Médicos?
Parece-me que o senhor Miguel Guimarães passou a ser o bastonário da Ordem dos Médicos Contra a Eutanásia.