Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Contrário

oposto | discordante | inverso | reverso | avesso | antagónico | contra | vice-versa

Contrário

oposto | discordante | inverso | reverso | avesso | antagónico | contra | vice-versa

Pinto da Costa está chalupa?

Já há algum tempo que tenho feito esta pergunta a mim próprio, e devido à falta de evidências científicas ainda não consegui responder-me de uma forma devidamente fundamentada, pelo que ouso colocar aqui a questão na esperança de conseguir obter mais dados para esclarecer a minha suspeita.

 

Nas duas últimas épocas, o FC Porto terá feito um dos maiores investimentos da história no seu plantel, com o claro objectivo de vencer as principais competições nacionais (campeonato, em especial) e afirmar-se ainda mais como um grande clube nas competições da UEFA. A estratégia parecia acertada, mas quem é que Pinto da Costa resolve escolher para os comandos da equipa? Lopetegui! “Quem?!”, perguntaram todos os adeptos de futebol em Portugal, não apenas os do FC Porto. Mas Pinto da Costa sabia o que estava a fazer, sabia tão bem que até permitiu que Lopetegui continuasse mais uma época. Fez mais do que isso! Continuou a garantir que Lopetegui era o homem certo no lugar certo e que à segunda tentativa iria demonstrar o seu verdadeiro valor. O resto da história já todos sabemos, não é verdade? Lopetegui foi demitido por… “incompetência”.

 

Lopetegui talvez seja mesmo incompetente, pelo menos no que respeita a orientar uma equipa como a do FC Porto. Eu (e muitas outras pessoas) desconfiei da sua competência desde o início, mas Pinto da Costa sempre garantiu que o homem sabia muito de bola. Moral da história neste capítulo, Pinto da Costa tem direito a andar enganado durante época e meia que não se passa nada. E quando chega a hora de assumir as responsabilidades, atira-se as culpas para cima do espanholzito. É feio! Por essa altura perguntei-me: “Estará Pinto da Costa a ficar chalupa?”.

 

Mas há mais. Pinto da Costa “desembolsou” cerca de 20 milhões de euros por um jogador… Como é que se chamava o gajo… Tenho de ir ali googlar e já volto… Aguentem aí que é rápido! Imbula! É isso! Imbula! Um craque! Voltei a perguntar-me: “Estará Pinto da Costa a ficar chalupa?”. Mais casos de manifesta irreflecção… Hindi, José Ángel, Chidozie, Corona, Bueno, etc... Para não falar nas imprudentes dispensas que ocorreram no plantel. Comecei a perguntar-me, já em jeito de afirmação: “O Pinto da Costa só pode estar chalupa!”.

 

Mas agora foi a gota de água. Depois de perder em casa por 1-3 frente ao Sporting, Pinto da Costa afirmou que “o Sporting seria um justo vencedor da Liga” e que “(o Sporting) poderá ter sido beneficiado em um ou dois jogos, ao passo que outros só não foram beneficiados em dois…”. Chegados aqui, mandei parar o trânsito na VCI e perguntei a todos os que passavam se tinham ouvido essas declarações ou se era apenas imaginação da minha cabeça, de tanto querer encontrar uma resposta para a questão que inicialmente formulei.

 

Com que então, Sr. Pinto da Costa, o Sporting só foi beneficiado uma ou duas vezes? Afinal, na sua opinião, até merece ser campeão? E, segundo a sua memória, outros só não foram beneficiados em dois jogos. Mas quem? O Benfica? Ou terá sido o Tondela?

 

Um dia destes ainda vamos ouvir Pinto da Costa a declamar cantigas de amigo a Bruno de Carvalho. É triste, mas as evidências que tenho recusado interiorizar começam a bater mais forte do que os sinos da Igreja dos Clérigos.

 

P.S. Se há algo que eu não tenho dúvidas é que, nesta época, o Benfica será um justo vencedor.