Quanta dependência, infantilidade e parvoíce. Appre!
Sempre que há um pequeno abalo sísmico na região de Lisboa é a histeria total. A comunicação social sai a correr para a rua, não por uma questão de prevenção e segurança, mas para entrevistar tudo e todos e espalhar o pânico.
A maioria da população diz que não ganhou para o susto, que ficou em pânico e que desataram a telefonar para o IPMA e para os serviços de protecção civil. Não sei se é por estarem muito treinadinhos a ter que ligar para uma linha telefónica, até mesmo quando a questão é uma urgência na saúde, a verdade é que a maioria da população está completamente infantilizada e nem sequer sabe o que fazer quando acontece um pequeno abalo sísmico. Seja por que razão for, a maioria das pessoas sente a necessidade de haver alguém, algum “especialista” que lhes diga o que fazer. Não vai faltar muito para exigirem a existência de um organismo que ensine a apertar os cordões dos sapatos. Oh, queria dizer os cordões das sapatilhas (ténis, para os lisboetas). Já ninguém usa sapatos…
Para piorar a situação, o edil de Lisboa também se apressou a vestir a casaca da Protecção Civil, para dar a entender aos eleitores que está muito atento e que não vai deixar que nada de mal acontece à cidade de Lisboa. Fez de conta que estava a seguir a situação num mapa, como se houvesse alguma forma de prever um sismo. E ainda adiantou que a Câmara Municipal desenvolveu um website para esclarecer a população e ainda uma linha telefónica. Eu suponho que nesse website e nessa linha telefónica, os “especialistas” em sismos digam às pessoas para terem calma, porque foi apenas um pequeno abalo. Ou seja, para lhes dizer aquilo que elas já sabiam e sentiram. Mas as pessoas parecem baratas tontas, parece que já não sabem nada e estão totalmente desprovidas de qualquer laivo de senso-comum. Ah! Como os políticos e a comunicação social adoram um povo atordoado, desesperado e com a necessidade que lhes digam como devem agir, em qualquer circunstância.
Entretanto, o maior partido da “oposição” – o PS – veio muito agastadamente queixar-se que um website e uma linha telefónica não são suficientes. O PS veio exigir uma “app”, porque como toda a gente sabe, uma “app” resolve tudo. Se bem se lembram, António Costa queria controlar a pandemia com a “app” StayAway Covid.
Que mundinho patético, dependente e demente.
Appre!