Que tipo de anexação?
E se Trump quisesse anexar os Açores? Por um lado, a resposta pode variar consoante o nível de anexação que estejamos a falar. Se por anexação, se entende um acto invasor com recurso à violência e, a partir do qual, o território ocupado passa a ser integrado na nação ocupante, então podemos concluir que isso não aconteceu nem acontecerá. Não vale a pena conjecturar patetices, apenas porque o Presidente dos EUA é Donald Trump.
Por outro lado, se olharmos sem palas para a realidade dos factos, rapidamente concluímos que os Açores, bem como a Madeira, Portugal Continental e toda a União Europeia são territórios anexados pelos EUA há várias décadas (e não foi o Trump). Anexação económica, anexação política, anexação financeira, anexação tecnológica, anexação energética, anexação militar, anexação cultural, etc.
Toda a União Europeia é uma enorme área geográfica colonizada e controlada por Washington, há muito tempo.
E digo mais. Se realizassem um referendo nos Açores, na Madeira ou em Portugal Continental, para saber se os portugueses aceitariam ser anexados pelos EUA – para que pudessem oficialmente afirmar-se como “cidadãos norte-americanos” –, não tenho dúvidas de que a maioria diria que “YES”.