Quem não os conhece que os compre
Pedro Pinto Leite, da DGS, disse que “por cada cinco casos de Covid-19 internados em enfermarias, quatro não tinham o esquema vacinal completo” e “ por cada 15 internamentos em UCI, 14 não tinham o esquema vacinal completo”.
Saliente-se o facto de estes dados respeitarem apenas à primeira semana do passado mês de Agosto. E, agora, questione-se o facto de "o perito” ter usado a primeira semana se Agosto e não um período mais extenso que englobasse – pelo menos – as duas últimas semanas (com uma taxa de vacinação mais elevada).
Agora, atentemos nos números apresentados. Com o objectivo de enfatizar a vacinação, a DGS informa que 80% dos internamentos em enfermaria são pessoas sem vacinação e/ou sem vacinação completa, sendo que em UCI a percentagem sobe para 93%. Contudo, a DGS não fez – como não tem feito NUNCA – qualquer menção à situação vacinal das pessoas que faleceram. Sabe-se, por vias não oficiais, que quase todas (senão mesmo, todas) as mortes por Covid-19 verificadas nos últimos meses são de pessoas com vacinação completa.
Portanto, quando a autoridade da saúde usa este tipo de manobra para desvirtuar a situação real, é de se ficar preocupado, com certeza que é de se ficar preocupado.